Relato do Encontro de Formação do Fórum do Anarquismo Organizado – Região Sul

Posted on 21/03/2012 by

2


Nos dias 17 e 18 de março de 2012 aconteceu em Florianópolis/SC um encontro de formação da região sul do Fórum do Anarquismo Organizado (FAO), contando com a presença de cerca de 20 militantes de diversas localidades, organizados na Federação Anarquista Gaúcha (FAG), no Coletivo Anarquista Bandeira Negra (CABN) de Florianópolis, Joinville e do recente pró-núcleo Chapecó, e integrantes do Coletivo Anarquista Luta de Classe (CALC) e do Coletivo Quebrando Muros, ambos de Curitiba, além de um convidado da Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL), de São Paulo.

O encontro aconteceu na Escola Otília Cruz, no bairro Coloninha, local onde os moradores vêm travando uma luta contra o Governo Estadual, que fechou a escola em 2008 com o intuito de transformar o espaço em um reformatório. Para resistir à esse ataque de seu direito social à educação, os moradores organizados através da Associação de Moradores da Coloninha conseguiram ocupar o espaço e estão desde então gerindo o espaço com as suas próprias mãos, no intuito de frustrar os planos do governo que desejava transformar a escola em reformatório e da especulação imobiliária, que deseja negociar o terreno com o Estado, na luta para abrir novamente a escola. A comunidade mantém diversas oficinas no local, como bateria de samba mirim, futebol, judô, dança de salão, violão, entre outras, que têm o importante papel de agregar os moradores da região e dar uso ao local.

A formação discutiu o funcionamento interno da organização específica anarquista, seu processo de ingresso e formação, o estilo de trabalho do militante, a importância da estratégia e de um plano de trabalho que seja capaz de acirrar a luta de classes e caminhar rumo ao poder popular, através da autogestão e do federalismo das classes oprimidas em luta. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre nossas frentes de atuação nas diversas cidades, o que nos permitiu pensar a articulação das lutas de nossas organizações regionalmente.

Seguimos pouco a pouco construindo o anarquismo organizado na região Sul e no Brasil, sem nos isolar das lutas populares ou nos sobrepôr a elas, mas participando ombro a ombro na construção de um povo forte, para alcançar a sociedade socialista e libertária.

Lutar, criar, poder popular!

Construir o FAO!


Fórum do Anarquismo Organizado

http://www.vermelhoenegro.org/