Todo apoio à luta pela terra, pela dignidade do povo pobre e pela produção de alimento saudável e popular

Posted on 17/04/2017 by

0


Na semana passada, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas áreas em Santa Catarina, uma na cidade de Fraiburgo e outra em Garuva, próximo a Joinville. As ações fazem parte do Abril Vermelho, conjunto de mobilizações histórico de relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996, realizando ocupações e marchas por todo o País. Em Santa Catarina, são centenas de famílias buscando o acesso à terra para poder trabalhar e produzir comida.

O Coletivo Anarquista Bandeira Negra presta total apoio à luta camponesa organizada no MST e reforça o chamado para que trabalhadoras e trabalhadores, entidades populares, sindicatos e movimentos sociais do campo e da cidade prestem solidariedade a essa importante ação na luta por direitos, seja ajudando na divulgação, com notas de apoio, visitas de solidariedade, na cobertura jornalística independente, entre outras ações necessárias.

Ressaltamos que as ações de ocupação de terras improdutivas são uma forma necessária e legítima de fazer a reforma agrária, enfrentar a gigantesca concentração de terras que dá corpo à desigualdade social brasileira e permitir a produção de alimentação saudável, sem veneno, agroecológica e organizada pelos próprios trabalhadores como condição da sua dignidade. A agricultura familiar responde por mais de 70% dos produtos que chegam na mesa do nosso povo. Apenas a reforma agrária e a luta pela agroecologia podem enfrentar os altos custos da alimentação e garantir nossa saúde coletiva, pois o agronegócio usa a terra para produzir produtos de exportação e ainda está baseado no uso intenso de veneno, transgênicos e fertilizantes.

São centenas de família que decidiram lutar por sua dignidade e fazer valer o direito dos pobres, sem esperar pelos patrões e pelos políticos. A força coletiva desse povo, que movimenta as enxadas, foices, panelas e martelos na produção, é a mesma força que pode pressionar pela conquista da terra, da saúde, da educação, da aposentadoria. Em tempos de graves ataques ao povo pobre no campo e na cidade, só a luta faz valer nossos direitos!

Pelo direito ao trabalho digno, pela produção de alimento saudável, pela reforma agrária!
Todo apoio à luta do povo pobre e do campo!

“Romper as cercas da ignorância
Que produz a intolerância
Terra é de quem plantar”
(Pedro Munhoz – Canção da terra)

Mais informações: http://www.iela.ufsc.br/noticia/mst-retoma-ocupacoes-em-santa-catarina

Foto: Juliana Adriano

Foto: Juliana Adriano

Posted in: Notas