Boletim CABN mar/2014

Salve companheiras e companheiros!

Neste boletim de março: 50 anos do Golpe Militar; ocupação militar da Maré – RJ; análise de conjuntura da CAB; repressão às lutas em Blumenau; escalada repressiva no RS; CEL-Jlle sobre Malatesta; 143 anos da Comuna de Paris; biografias de anarcofeministas; 200 anos do nascimento de Mikhail Bakunin

50 anos do Golpe Militar
No aniversário de 50 anos do golpe que instituiu a ditadura civil-militar no Brasil, a Coordenação Anarquista Brasileira lançou a 29ª edição do jornal Socialismo Libertário, com um texto relacionando a data com a repressão que o Estado mantém contra as classes oprimidas e aqueles(as) que ousam lutar, além de uma análise sobre as lutas que vêm acontecendo desde 2013. Leia aqui:
http://www.cabn.libertar.org/?p=1371
Versão diagramada do jornal:
http://www.cabn.libertar.org/wp-content/uploads/2014/03/SOLI-29.pdf

Ocupação militar da Maré – RJ
A Federação Anarquista do Rio de Janeiro lançou uma análise sobre a ocupação militar que os governos federal e estadual estão implementando no complexo de favelas da Maré, trazendo novamente o aparato e as práticas repressivas da época da ditadura poucos dias antes do aniversário do golpe. Toda divulgação e solidariedade se fazem necessárias nesse momento:
http://anarquismorj.wordpress.com/2014/03/30/ocupacao-militar-da-mare-50-anos-depois-a-historia-se-repete-como-violencia/

Análise de conjuntura da CAB
A Coordenação Anarquista Brasileira lançou um documento de análise de conjuntura, tratando dos limites das políticas neodesenvolvimentistas do governo PT e o surgimento de um novo ciclo de lutas que começa a desgastar o consenso conservador e o pacto de classes no país.
http://www.cabn.libertar.org/?p=1362

Repressão às lutas em Blumenau
A cidade de Blumenau se levantou em março na luta contra o aumento das tarifas de ônibus. No dia 13, uma manifestação convocada pelo Coletivo Tarifa Zero foi duramente reprimida pela polícia, resultando em companheiros(as) no hospital e detidos(as). Leia a nota do Coletivo Tarifa Zero – Blumenau:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=527274334059504&set=a.519672694819668.1073741829.519018214885116&type=1&stream_ref=10
Nota de solidariedade do CABN:
http://www.cabn.libertar.org/?p=1353

Escalada repressiva no RS
No Rio Grande do Sul, 7 militantes do Bloco de Lutas foram indiciados após uma investigação policial onde a sede de várias organizações políticas foram invadidas, entre elas a Federação Anarquista Gaúcha. A nota da FAG analisa a participação da mídia e as medidas tomadas pelo Estado, levando a uma perigosa escalada repressiva da luta social.
http://www.federacaoanarquistagaucha.org/?p=324

CEL – Joinville sobre Malatesta
Em Joinville, o encontro de março do Círculo de Estudos Libertários teve como tema o pensamento do anarquista Errico Malatesta. Os textos e vídeos sugeridos para o debate podem ser encontrados aqui:
http://www.cabn.libertar.org/?p=1356

143 anos da Comuna de Paris
O dia 18 de março marcou os 143 anos da Comuna de Paris, o histórico levante popular que marcou para sempre as lutas da classe operária em todo o mundo. Até hoje, as conquistas sociais e políticas da Comuna impressionam, apesar de sua curta duração. O Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, ligado à FARJ, lançou um texto relembrando essa que foi uma das principais experiências de autogoverno da classe trabalhadora:
http://marquesdacosta.wordpress.com/143-ano-da-comuna-de-paris/

Biografias de anarcofeministas
No 7 de março, o núcleo Florianópolis do CABN lançou a Livraria Libertária Lucy Parsons, uma iniciativa de divulgação de livros e materiais libertários. O evento contou também com um debate e um resgate histórico sobre algumas das mulheres anarquistas que se destacaram na luta contra o capitalismo e o patriarcado, que pode ser conferido aqui:
http://www.cabn.libertar.org/?p=1325

Saudações libertárias!

Coletivo Anarquista Bandeira Negra, integrante da Coordenação Anarquista Brasileira
ca-bn@riseup.net | http://cabn.libertar.org

Para entrar em nossa lista de notícias, envie um e-mail para ca-bn@riseup.net

10171166_776791028999124_2123477884_n

 

Be the first to start a conversation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *