FRANÇA | Congresso fundacional da União Comunista Libertária (UCL): declaração final

Posted on 12/08/2019 by

0


Tradução da declaração final de fundação da União Comunista Libertária (UCL) da França, que pode ser acessada originalmente aqui.

Reunidas/os em uma convenção conjunta, nós, militantes da AL e da CGA, decidimos fundar uma nova organização revolucionária: a União Comunista Libertária.

No momento em que a crise do capitalismo se amplifica, querem nos impor uma escolha entre a burguesia liberal que está no poder e a extrema direita que está à espreita.

Rechaçamos as duas e afirmamos que hoje é necessário levar adiante um outro projeto de sociedade baseado na democracia direta, na autogestão e no federalismo.

Nós não queremos nem um mundo talhado à medida para aqueles que possuem a riqueza, nem uma sociedade acorrentada, militarizada e cada vez mais sob vigilância digital.

Aqui, como em outros lugares, nos solidarizamos com imigrantes e refugiados/as e nos colocamos ao lado de quem quer romper as fronteiras e derrubar o imperialismo, o neocolonialismo e, em particular, a Françáfrica¹.

Na França, a raiva dos Coletes Amarelos, com vivacidade, relembrou os poderosos que a luta de classes nunca foi tão atual.

De fato, o poder não perdeu a oportunidade de usar uma violência de Estado particularmente brutal contra esse movimento.

Fizemos parte da mobilização dos Coletes Amarelos assim como fazemos parte, e ativamente, do combate de classes ao construir nossas lutas, nossas greves, nossos sindicatos.

Incansavelmente, em nossos locais de trabalho, resistimos cotidianamente contra a exploração capitalista. E a Greve Geral continua sendo nossa ordem do dia.

Nos locais de estudo, nós combatemos cada vez mais contra a seleção social que aumenta.

A União Comunista Libertária vai estar ao lado daquelas e daqueles que lutam para destruir o patriarcado. Tanto nas nossas fileiras quanto na sociedade, nós vamos combater as opressões de sexo e de gênero, o sexismo e a LGBTfobia.

Diante da dinâmica racista, estaremos na ofensiva e nos solidarizamos com a luta contra a violência policial.

Continuaremos marchando com manifestantes que saem às ruas para denunciar as mudanças climáticas e o colapso da biodiversidade, pela qual os capitalistas são responsáveis.

Aberta a todas e todos que queiram construir uma outra sociedade, a União Comunista Libertária é a ferramenta que forjaremos a cada dia, nas cidades, nos bairros e nos campos em que vivemos, para elaborar amanhã um futuro livre da exploração e de todas as dominações.

Um futuro que tem um nome e no qual nós colocamos nossa esperança: o comunismo libertário.

Congresso de Allier, 10 de junho de 2019.

¹ Termo usado para se referir à relação da França com suas antigas colônias na África, uma forma de neocolonialismo.

Posted in: CAB