Governo Colombo em guerra contra o funcionalismo público de SC

Posted on 11/12/2015 by

0


Nas últimas semanas, as diferentes categorias que compõem o funcionalismo público estadual têm atuado fortemente contra os ataques do governador Raimundo Colombo (PSD, aliado político do governo Dilma).

A última terça-feira, 08 de dezembro de 2015, foi marcada pela resistência ao novo plano de carreira dos professores e professoras, que passava pela Comissão de Constituição e Justiça da ALESC. A forte presença dos cães de guarda da classe dominante prestou o seu serviço de repressão ao povo em luta contra mais um ataque a seus direitos.

Em diferentes vídeos que correram as redes é possível perceber a forte presença policial, inclusive com a polícia do Choque. O uso de gás de pimenta, empurrões, socos e detenções foi indiscriminado. Nas horas seguintes à violência policial, homens e mulheres identificam as marcas das agressões em seus corpos. Uma companheira sindicalista de Joinville, segundo exame médico, está com uma fratura na patela e por alguns milímetros não teve que enfrentar uma cirurgia!

A brutalidade tem objetivo claro: defender os projetos do governo que atacam diretamente os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público estadual. Além do congelamento de salários para a educação, está em jogo um aumento na alíquota de contribuição previdenciária – fazendo nossa classe sangrar por uma dívida que não é nossa –, assim como privatizações no setor da saúde.

Isso não é uma situação isolada de nosso Estado, é mais um passo na tentativa generalizada de precarização e desmonte dos serviços públicos, privatizações, flexibilização e retirada de direitos trabalhistas que aparece em todo o país. Essa crise nas contas de Santa Catarina é planejada para cair nas nossas costas. Ela nunca afeta as elites catarinenses que surfam no dinheiro de isenções e empréstimos milionários para continuar suas megaobras e seus negócios.

A corajosa luta de professoras e professores do Paraná no início do ano, assim como a luta de estudantes paulistas nas últimas semanas, nos dão belos exemplos contra esses ataques vindos dos governos estaduais. Aqui em Santa Catarina, apoiamos o chamado para mobilização nesta terça-feira (15), na ALESC. Só a mobilização e a luta independente podem trazer vitórias. Pela força das ruas, marchas e ocupações!

Não vamos pagar a conta!

Protesto não é crime!

11 de dezembro de 2015,

Coletivo Anarquista Bandeira Negra

Foto: Marcelo Serafim

Foto: Guto Kuerten (DC)

Posted in: Análise Social