Nota do Coletivo Anarquista Bandeira Negra sobre as eleições do DCE-UFSC

Posted on 18/04/2012 by

3


Devido aos questionamentos que temos recebido sobre as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UFSC, tornamos pública nossa posição de não apoiar, individual ou coletivamente, nenhuma das chapas inscritas.

Analisando o programa e os princípios das duas chapas concorrentes, mais uma vez, percebemos não haver grandes diferenças entre as duas. Mais do que o programa, é a disputa da entidade e do grupo que estará à sua frente que se coloca no centro das eleições. Não negamos a importância do DCE e de sua organização como elemento potencializador da luta dos estudantes. No entanto, acreditamos na necessidade de ir além da batalha eleitoral, momento em que todos os anos as discussões, produção de material, passagens em sala e a participação se concentram, para em seguida, após o pleito, boa parte desta efervescência política se perder até as próximas eleições…

Se estamos todos de acordo que a gestão do DCE deva ser aberta, organizada de baixo para cima, de forma horizontal, participativa e democrática, com independência, autonomia e transparência, por que não trabalhamos juntos em torno destes princípios ao invés de gastarmos tanta força no processo eleitoral? Não estamos aqui para simplesmente dizer não e criticar as eleições, mas para refletir sobre a construção de uma outra forma de atuação.

O destaque dado por todas as chapas aos princípios de horizontalidade, autonomia e independência, embora vinculado a estruturas de representação, demonstra a força e aceitação destes princípios – elementos centrais da tradição política anarquista e libertária – no movimento estudantil. Por isso, gostaríamos de levar adiante debates sobre uma nova concepção de movimento.

Em breve lançaremos um chamado às/aos estudantes que possuem afinidade com estes princípios e metodologia de militância social a construir conosco, de forma aberta, este processo, visando fortalecer o campo independente, combativo e autônomo do movimento estudantil universitário e secundarista.

Coletivo Anarquista Bandeira Negra

Abril de 2012.