Saudações ao 1º ano do CABN

Posted on 11/09/2012 by

0


Reproduzimos aqui as saudações enviadas por organizações companheiras, por motivo do 1º ano de nossa organização. Seguimos juntos ombro a ombro, pelo socialismo e a liberdade!

 

Saudação da Federação Anarquista Gaúcha ao aniversário de 1 ano do Coletivo Anarquista Bandeira Negra

A Federação Anarquista Gaúcha saúda aos companheiros e companheiras presentes no evento de 1 ano do Coletivo Anarquista Bandeira Negra, esta jovem organização que têm demonstrado compromisso na luta e está presente na construção da Coordenação Anarquista Brasileira.

Gostaríamos de dizer que para nós é uma grande honra estar participando deste momento tão importante, porque nos mostra o quanto estamos avançando na construção do anarquismo especifista no Brasil.

Para além do mero discurso, temos aqui a prática do anarquismo organizado, forjado na luta, ombro a ombro com aqueles e aquelas que buscam na organização a construção de uma nova sociedade, livre das opressões e de seus opressores, uma sociedade pautada pelo protagonismo e pelo poder popular.

Viva o Coletivo Anarquista Bandeira Negra! 

Viva a CAB!

Viva o Poder Popular!

 

Coletivo Anarquista Luta de Classe, do Paraná:

Companheiros e companheiras, de classe e ideal, aos que aqui se encontram, e especialmente a militância do Coletivo Anarquista Bandeira Negra de Santa Catarina (CABN). É com muito respeito, admiração e felicidade que saudamos o primeiro aniversário da nossa organização irmã. É também com humildade e muito trabalho por fazer, que sentamos hoje lado a lado com os companheiros e companheiras da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) e do CABN, para conversarmos e saudarmos os esforços da jovem militância local.

Integramos uma organização que tem apenas dois anos de vida, o Coletivo Anarquista Luta de Classe (CALC), mas que tal como as organizações citadas, se soma aos esforços anônimos de milhares de explorados que, por estas bandas, resistem e lutam há mais de 500 anos contra o sistema de dominação capitalista e por uma outra sociedade, que queremos socialista e libertária.

Reconhecemos e sentimos que somos parte desta mesma história de lutas, que no ano de 1864, com a criação da Associação Internacional dos Trabalhadores por obra dos proletários europeus, ganha um incremento, isto é, passa a contar também com a perspectiva anarquista de luta e sua proposta política. De lá para cá muita coisa foi realizada, sequer temos condições de rememorar aqui, mas muitas lutas ainda acontecerão e precisarão ser tocadas pelos explorados e suas organizações políticas e sociais.

É neste sentido que saudamos esse esforço, de constituir organizações políticas anarquistas locais, e essa jovem, pequena, mas não menos combativa força militante, que agora se enlaça à história de luta e resistência dos trabalhadores.

Não poderíamos deixar de saudar rapidamente as três organizações que, de certa forma, animaram o trabalho dos companheiros e companheiras de Santa Catarina e do Paraná. A Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ), pelo trabalho empreendido por sua Rede de Apoio de 2008 para cá, a FAG, também por seu apoio incessante e consistente, a Federação Anarquista Uruguaia (FAU), pela sua história e referência para os libertários da América Latina.

Vida longa ao Coletivo Anarquista Bandeira Negra!

Ética, compromisso e liberdade.

Viva a Coordenação Anarquista Brasileira (CAB)!

Coletivo Anarquista Luta de Classe, 1 de setembro de 2012.

[retirado de: http://coletivoanarquistalutadeclasse.wordpress.com/2012/09/03/saudacao-ao-coletivo-anarquista-bandeira-negra/]

Federación Anarquista Uruguaya:

Compañeros de lo CABN

Desde la federación Anarquista uruguaya queremos mandarles un cálido abrazo libertario a este colectivo amigo con el que venimos caminando desde hace algo más que un año.

Esta propuesta, esta forma de militancia anarquista que busca desplegar sus fuerzas en el movimiento popular y en una propuesta política para estos momentos y estos países es nuestra apuesta. En el camino está el Anarquismo Especifista y Federalista… crítico con su tiempo, por tanto consigo mismo, porque somos parte de un acervo aún mayor que no conoce de privilegios ni comodidades a costa de nadie, sabe de sacrificio, y sabe que lo que ha conquistado no le ha sido regalado y ha sido arrancado siempre con lucha.

En este sentido estamos en el camino de la nueva CAB, con CABN y su trabajo con los compañeros de Joinville, Chapecó y Florianópolis, y el trabajo social y político que es necesario desplegar desde lo local, desde lo cotidiano.

Desde allí el conjunto de nociones, anhelos, esperanzas, experiencias y reformulaciones para dar la lucha por lo nuevo. Porque si el poder está en nosotros PODEMOS seguir golpeando con los brazos y hombros libertarios de todo el cúmulo de historias que tiene el Anarquismo.

Porque somos parte de esta historia.

Salú CABN.

Salú CAB.

Porque el Socialismo será libertario o no será nada!!!.

Arriba los que luchan!!!!.

federación Anarquista uruguaya

***

Companheiros do CABN

Desde a Federação Anarquista Uruguaia queremos lhes enviar um cálido abraço libertário para este coletivo amigo com a qual viemos caminhando juntos desde algo mais que um ano.

Esta proposta, esta forma de militância anarquista, que busca implantar suas forças no movimento popular e em uma proposta política para estes momentos e estes países, é essa a nossa aposta. Nesse caminho está o Anarquismo Especifista e Federalista… crítico com o seu tempo, portanto consigo mesmo, porque somos parte de um acervo ainda maior que não conhece privilégios nem comodidades às custas de ninguém, sabe o que é sacrificio, e sabe que o que se conquistou não lhe foi presenteado, pois foi arrancado sempre com luta.

Neste sentido, estamos no caminho da nova CAB, com o CABN e o seu trabalho junto aos companheiros de Joinville, Chapecó e Florianópolis, além do trabalho social e político que é necessário construir desde o local, desde o cotidiano.

Daí o conjunto de noções, desejos, esperanças, experiências e reformulações para dar a luta para o novo. Porque se o poder está em nós, PODEMOS seguir golpeando com os braços e ombros libertários de todo o acúmulo de histórias que o Anarquismo traz consigo.

Porque somos parte desta história.

Saúde CABN.

Saúde CAB.

Porque o Socialismo será libertário ou não será nada!!!

Arriba los que luchan!!!!

Federação Anarquista Uruguaia


Federação Anarquista do Rio de Janeiro:

Saudação ao aniversário de 1 ano do Coletivo Anarquista Bandeira Negra

A Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) vem por meio desta, saudar a nossa organização irmã, por seu primeiro aniversário de existência.

Saudamos com muito entusiasmo o afinco com que os/as anarquistas organizados/as no Coletivo Anarquista Bandeira Negra constróem, no estado de Santa Catarina, as iniciativas de militância e poder popular por uma perspectiva libertária.

Articulados na Coordenação Anarquista Brasileira, sabemos que ainda há muito o que se fazer e construir e que nosso projeto não começou e, tampouco, termina agora.

Por isto, há de se lembrar que comemorar o aniversário de uma organização é relembrar de certo modo a trajetória de militância de uma multidão de lutadores e lutadoras, que constituíram o que hoje chamamos de anarquismo. Nossas jovens organizações amparam-se nos ombros de gigantes. Em muitos casos, gigantes cujos esforços a história tornou anônimos. Somos parte, portanto, do longo fio que conecta a luta histórica dos trabalhadores. Um esforço modesto, mas resoluto e combativo, que enraiza-se sobre as derrotas e vitórias da classe trabalhadora e do setor que ajudou a constituir os horizontes revolucionários de matriz libertária.

Não nos enganemos companheiros e companheiras. Muitos anos de luta virão, mas virão, também, muitas dificuldades. A história mostra que estas sempre se renovam. A semente pode não se espalhar tão depressa quanto previsto, mas a paciência sempre foi uma virtude decisiva para a manutenção da luta e da militância anarquista organizada. Os tempos “frios” e “quentes” alternam-se, como bem apontou Mikhail Bakunin. Resta aos anarquistas, prosseguir na construção das condições para a Revolução Social. Para isto, é preciso manter nossos corações e esforços sempre aquecidos.

Um elemento decisivo na manutenção da luta é comemorarmos ocasiões como estas. Saudar cada conquista, cada avanço, cada passo, mesmo que nossos inimigos de classe ou os pessimistas considerem-no pequeno, como mais uma pedra sendo posta em nossa barricada libertária.

Nesta importante data para os companheiros e companheiras do Coletivo Anarquista Bandeira Negra, mas também para nós, anarquistas do Rio de Janeiro (e de outros estados), que como trabalhadores, sentimos e sofremos, com nossos irmãos explorados, os efeito nefastos desse sistema opressivo, lembramo-nos de nosso passado como uma ferramenta de luta. Lembramo-nos, não como uma nostalgia que impede de mover-nos, mas como um alimento que mobiliza nossas energias do presente para a ação e a organização.

Recordamo-nos da figura de José Oitica. Sim, companheiros, professor José Oiticica, um militante que como outros, dedicou toda sua vida ao ideal. Há exatos 55 anos atrás, morria este camarada. Apesar dos anos que nos separam, sua convicção nos chega em gestos e palavras, fortalecendo nossa determinação em plantar a semente libertária.

De todas as suas lições, Oiticica deixou-nos a principal companheiros/as: a de que uma vida dedicada a luta nos enche de esperança e motivação. Se hoje estivesse vivo, saudaria com entusiasmo o primeiro ano de aniversário de nossa organização irmã – o Coletivo Anarquista Bandeira Negra –, mas hoje, por um capricho da história, coube a nós, anarquistas da Federação Anarquista do Rio de Janeiro, falar o que Oiticica provavelmente teria dito. Quando dizemos irmã, dizemos tendo em mente as palavras deste militante em nossos corações: “combatentes de uma grande guerra, companheiros de luta e ideal”, cujo esforço e dedicação nos servem de inspiração e exemplo.

E sentimo-nos, apesar da distância geográfica que nos separa, parte de uma mesma força organizada, de uma mesma família, de um mesmo grupo de utópicos e “sonhadores” cuja vontade de mudar o mundo extrapola todas as fronteiras.

Por isto, saudamos nossos companheiros e companheiras com o exemplo de Oiticica em nossos corações! Saudamos com a voz daqueles que se foram, mas que da luta, jamais partiram!

Anarquismo é luta!
Viva o Coletivo Anarquista Bandeira Negra!
Viva a Coordenação Anarquista Brasileira!
Federação Anarquista do Rio de Janeiro
Setembro de 2012

[retirado de: http://anarquismorj.wordpress.com/2012/09/07/saudacao-ao-aniversario-de-1-ano-do-coletivo-anarquista-bandeira-negra/]

 

Organização Anarquista Socialismo Libertário, de São Paulo:

Compas do CABN,

Nós, da Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL), de São Paulo, gostaríamos de manifestar nossos mais profundos e sinceros cumprimentos pelo aniversário de um ano dessa organização que, apesar de nova, tem desempenhado um papel fundamental em nossa construção.

É muito promissora a recente história do CABN, que se fundiu com a Organização Dias de Luta, de Joinville, e depois estabeleceu militância em Chapecó, os quais, juntos com os militantes de Florianópolis, vêm marcando uma posição importante na construção do anarquismo especifista no estado de Santa Catarina, assim como no processo nacional, com sua participação na fundação da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).

Funcionando com um federalismo anarquista e revolucionário, os companheiros e as companheiras do CABN vêm estando presentes em algumas lutas do povo catarinense e constituindo uma referência marcante, que certamente nos inspira. A recente luta dos servidores federais (SINASEFE-SC, SINDUFFS-ANDES e IBGE-SC) teve uma importante participação da militância do CABN. E esse é somente um dos exemplos. Participações no movimento comunitário e estudantil local vêm sendo também relevantes.

Essa prática militante dos anarquistas nas lutas é, do nosso ponto de vista, o que há de mais notável. Com tão pouco tempo, nos inspira também o fato de uma organização estar nucleada em três cidades e com uma participação relevante nos movimentos populares locais.

Gostaríamos de reforçar nossos cumprimentos e nos desculpar pela ausência, já que, como comunicamos, não tivemos fundos para custear a viagem. Esperamos que o ato de comemoração corra muito bem e que desse primeiro aniversário, possam vir muitos outros, alimentando uma longa vida de esperanças para o nosso povo.

Viva o CABN!
Viva o anarquismo especifista!
Viva a CAB!

OASL, Agosto de 2012

Organização Resistência Libertária, do Ceará:

 

CARTA DE SAUDAÇÕES AO COLETIVO ANARQUISTA BANDEIRA NEGRA

PELO PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA E PELOS MUITOS QUE VIRÃO!

Carregamos um mundo novo em nossos corações, que cresce a cada momento. Ele está crescendo neste instante […].

Buenaventura Durruti

Camaradas do Coletivo Anarquista Bandeira Negra (CABN),

A Organização Resistência Libertária [ORL] saúda desde o Ceará, essa terra abrasada de sol e de miséria, o primeiro ano de luta de vossa organização. Para nós, essa data representa, acima de tudo, a reorganização do Anarquismo de nossa corrente em Santa Catarina; uma terra distante de nós no espaço e, ao mesmo tempo, tão próxima em ideal, pela ação empreendida por vocês nos últimos tempos.

Anima nossa dura tarefa militante e também nos enche de alegria ver o crescimento que tiveram neste primeiro ano. É de grande importância para nós saber que outros companheiros, em outros lugares, também carregam um novo mundo em seus corações. Um mundo que, nesse momento, todos nós construímos, de solidariedade, igualdade e liberdade, que cresce a cada dia em nossos corações, fazendo-se visível em nossas ações. E temos certeza que são muitas as atividades realizadas por vocês neste período, entre elas a construção da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), que representa um importante salto organizativo para o anarquismo especifista no Brasil.

Devido à distância e os esforços financeiros que estamos empreendendo neste momento, não foi possível estarmos em presença no vosso evento. Apesar disso, sabemos que estamos perfeitamente representados no espírito dos ideais que animam esse momento de memória e comemoração.

Esperamos que nunca desanimem na luta, essa difícil e necessária tarefa que abraçamos com o coração cheio de alegria. Continuem empunhando e fazendo bailar bem alto a bandeira negra da anarquia, símbolo de nosso belíssimo ideal.

Desejamos muita Saúde, Luta e Anarquia! Um forte e caloroso abraço libertário a todas/os as/os camaradas que lutam no Bandeira Negra!

Viva o Bandeira Negra!

Avante a Coordenação Anarquista Brasileira!

Solidariedade, Autogestão, Liberdade!

Rumo à Anarquia!

Organização Resistência Libertaria [ORL]

Fortaleza-CE, 01 de setembro de 2012.


 

Coletivo Mineiro Popular Anarquista, de Minas Gerais:

Saudação ao 1º ano do CABN/SC

Carta de saudação do COMPA ao Coletivo Anarquista Bandeira Negra, em ocasião do evento de comemoração ao seu 1º ano de existência:

Estimadas e estimados companheiras e companheiros de Santa Catarina,

O Coletivo Mineiro Popular Anarquista (COMPA) presta saudações ao Coletivo Anarquista Bandeira Negra e seu um ano de empenho e luta anarquista na região catarinense que se completou neste 27 de agosto de 2012.

Nos alegra e sobretudo nos estimula termos conhecimento que, em apenas um ano de existência, o CABN avançou a passos largos na construção da tradição anarquista nas lutas sociais de Florianópolis e Joinville, conquistadas a partir de sua militância coerente, determinada e disposta com seus objetivos finalistas e sua estratégia para alcançá-la.

Num período de avanços para o anarquismo em todo o país (consumado pela fundação da Coordenação Anarquista Brasileira), enaltecemos a militância do CABN que, em sintonia com o crescente referencial do anarquismo no calendário das lutas catarinenses, contribuiu e contribui de maneira efetiva na consolidação da CAB e consequentemente das lutas em nível nacional.

Infelizmente não foi possível encaminharmos um militante para o ato de comemoração de um ano do CABN, no dia 1 de setembro de 2012, mas desde Minas Gerais bradamos esta conquista, sabemos que ainda estaremos ombro a ombro em várias novas oportunidades e reafirmamos a necessidade de continuarmos empenhados na luta diária, por um povo forte e pela revolução social, até o socialismo libertário!

Longa vida ao CABN!

Viva o anarquismo!

[retirado de: http://www.socialismolibertario.com.br/2012/08/saudacao-ao-1-ano-do-cabn.html]

 

Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares, de Alagoas:

Saudamos o Coletivo Anarquista Bandeira Negra por esse ano de luta na construção do especifismo no Brasil, colaborando por um anarquismo social, na perspectiva do poder popular nesse ano tão emblemático para todos nós que acabamos de fundar a Coordenação Anarquista Brasileira.

Saudações das terras palmarinas a todos os companheiros e companheiras.

Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares

Coletivo Anarquista Núcleo Negro, de Recife:

Saudação do Coletivo Anarquista Núcleo Negro ao Coletivo Anarquista Bandeira Negra por seu 1 ano de existência

Desde o Nordeste, nós, do Coletivo Anarquista Núcleo Negro, saudamos mais esta organização­ irmã que, assim como nossa própria história por aqui, inicia a jornada de reconquista do vetor social do Anarquismo, perdido no Brasil durante boa parte do último século e aos poucos retomado neste século que ainda se inicia. Aos nossos olhos, cada organismo que nasce possui o alcance de uma estrela em relação a Terra: sua luz aparentemente nos parece acanhada às nossas retinas, porém sua claridade e impacto nos atinge a milhas e milhas de distância, sutilmente. Nossa luta é internacional. Nosso brilho e esforço estão sempre humilde e fortemente amparados onde nossos pés pisam, junto às lutas de nosso povo, porém nossas vontades e desejos devem ultrapassar fronteiras, desprezando as barreiras impostas de cima pra baixo por Estados que cada vez mais lucram com o jogo transnacional do Capital. Assim, para além desta liberdade deturpada que o capitalismo detém de explorar a qualquer povo ou nação, sob as vistas de governos e organismos internacionais, entendemos ser a liberdade social uma conquista e um dever histórico que devemos todos finalmente alcançar. Com isto nos afirmamos necessariamente enquanto socialistas, pois, como já dizia Bakunin ainda no século XIX:

‘Liberdade sem socialismo é privilégio, injustiça; socialismo sem liberdade é brutalidade e escravidão’.

Cada data, como esta, é para todos nós de um valor inestimável, pois com ela tornamos o Anarquismo, a cada momento, mais e mais efetivo, palpável, factível e portanto forte e vigoroso.

Sim, sonhamos. Mas sonhamos juntos, tornando assim o sonho de antigos combatentes, carne.

Longa vida às/aos companheiras/os lutadoras/es do Coletivo Anarquista Bandeira Negra!
Pois nunca estará morto quem peleia!

Coletivo Anarquista Núcleo Negro.
A 1 de Setembro de 2012 em Recife, Pernambuco.