De Dentro da Tempestade – Comunicado do EZLN

Posted on 23/06/2016 by

0


Comunicado Conjunto do Congresso Nacional Indígena e o EZLN sobre o covarde ataque policial contra a Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação e a comunidade indígena de Nochixtlán, Oaxaca.

20 de junho de 2016

Ao Povo do México.
Aos povos do Mundo:

Diante do covarde ataque repressivo que sofreram os professores, professoras e a comunidade em Nochixtlán, Oaxaca, com o qual o Estdo Mexicano nos lembra que isso é uma guerra contra todos e todas, os povos, nações e tribos que integram o Congresso Nacional Indígena e o Exército Zapatista de Libertação Nacional dizemos aos educadores que não estão sozinhos, que sabemos a razão e a verdade estão do seu lado, que a dignidade coletiva com a qual fazem sua resistência é inquebrável e esse é a principal arma dos de baixo que somos.

Repudiamos a escalada repressiva com a qual pretendem impor em todo o país a reforma neoliberal capitalista a qual chamam “educadora”, principalmente nos estados de Oaxaca, Chiapas, Guerrero e Michoacán. Com ameaças, perseguições, golpes, prisões injustas e agora assassinatos querem dobrar a dignidade dos educadores em rebeldia.

Chamamos a nossos povos e à sociedade civil em geral para estar com os educadores que resistem em todos os momentos, para nos reconhecermos neles, pois a violência para retirada de direitos trabalhistas básicos com o propósito de privatizar a educação é um reflexo da violência com a qual estão destruindo os povos originários, os povos camponeses e urbanos.

Aqueles que se regojizam no poder decidiram que a educação, a saúde, os territórios indígenas e camponeses e, inclusive a paz e segurança, são uma mercadoria para quem pode pagar, que os direitos não são direitos, mas produtos e serviços que se queimam, jogam fora, destróem e negociam de acordo com o que diz o grande capital. E pretendem impor esta aberração de maneira sangrenta; assassinando e sumindo com noss@s companheir@s, enviando a prisões de segurança máxima noss@s porta-vozes, fazendo da tortura descarada a mercadologia governamental e, com ajuda dos meios de comunicação pagos, criminalizando o mais valioso da sociedade mexicana, aqueles que lutam, que não se rendem, que não se vendem e que não desistem.

Exigimos o cessar da repressão contra os educadores em luta e a libertação imediata e incondicional de TODOS os presos políticos.

Convidamos a todos os povos do campo e das cidades a estarem atentos e solidários com a luta dos educadores, a organizarmos de forma autônoma para estarmos informados e alertas diante desta tormenta que cai sobre todos e todas, sabendo que uma tormenta, além de tempestade e caos, também faz fértil a terra da onde nasce sempre um mundo novo.

Das montanhas, campos, vales, desfiladeiros e bairros dos povos, nações e tribos originárias de México.

¡Nunca mais um México Sem Nós!

Congresso Nacional Indígena.
Exército Zapatista de Libertação Nacional

Tradução: FARJ
Original: http://enlacezapatista.ezln.org.mx/2016/06/20/desde-la-tempestad/

Posted in: Lutas