JLLE | O carnaval é do povo! Pelo fim da Polícia!

Posted on 23/02/2020 by

0


Ontem (22), na Avenida Beira Rio, em Joinville, aconteceu o carnaval de rua. Milhares de pessoas festejavam. Jovens, adultos, crianças, idosos e LGBTQIA+, toda a população explorada pelo capitalismo. Por volta de uma da hora da madrugada, quando a festa ainda estava lotada, a Polícia Militar pôs fim a festa com armas, tiros e gás. O desejo de controle e ordem, tão importante para os de cima, foi colocado em prática mais uma vez.

A ação, que contou com a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal, representantes diretos dos desejos do Governador Moisés (PSL) e prefeito Udo (MDB), pôs em risco a integridade de milhares de pessoas. Parte da população tentou resistir aos ataques, mesmo com a diferença de força. O povo demonstrou que não aceita passivamente a violência do Estado.

A polícia cumpriu sua função histórica de atacar os de baixo. Policiais atacaram com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo! Tudo isso em nome da segurança? Que segurança é essa, onde se atira em um ambiente com crianças e idosos? A festa é um momento de subversão, é o momento que demonstramos que nossos corpos não são domesticáveis e nem governáveis, ruas mortas na cidade são ocupadas e usadas, pisadas e vividas. Para os de cima somos um tormento, mas apenas estamos sambando, requebrando e brincando. Os poderosos atormentados, podem ir andando daqui, dá licença que a vida vai ser vivida e a resistência plantada.

O carnaval é do povo!
Pelo fim da Polícia!

Posted in: Notas