Nota de apoio à luta dos Municipários de Cachoeirinha/RS

Posted on 26/07/2013 by

0


O Coletivo Anarquista Bandeira Negra vem por meio desta nota expressar sua solidariedade para com a luta dos Municipários de Cachoeirinha que, desde o dia 22 de julho, estão em greve de fome em defesa do controle dos trabalhadores do Fundo Municipal de Previdência e contra a reforma da previdência imposta pelo prefeito Vicente e pela câmara de vereadores.

A reforma pretendida pelo prefeito transformará o FUMPREV em uma autarquia, o que retirará o controle dos trabalhadores, já que isso possibilitará que o prefeito indique um número maior de conselheiros, controlando assim o fundo que é dos trabalhadores. Não só o prefeito vai indicar mais conselheiros como o corpo administrativo que a prefeitura está propondo pode vir a virar (e com certeza virará) um cabide de emprego de forma a manter afilhados políticos no poder, numa prática muito conhecida por nós de Santa Catarina e no Brasil todo, independente do partido que está no poder e da esfera federativa. Além disso, o projeto prevê o pagamento dos conselheiros indicados numa prática clara de cooptação dos conselheiros.

Quando não regidos pelos trabalhadores, os Fundos de Previdência são um ótimo negócio para aqueles que o gerem, a revelia dos interesses do trabalhador. O dinheiro acumulado durante muitos anos pelos trabalhadores acaba nas mãos de bancos em fundos de investimento que só causam prejuízo. Assim o dinheiro que deveria ser usado para garantir os direitos do trabalhador como as licenças de saúde, maternidade, aposentadoria, etc., acaba servindo de capital para o mercado financeiro, causando muitas vezes a quebra dos fundos, assim o governo e os banqueiros acabam por onerar ainda mais o trabalhador em busca do aumento dos seus lucros.

Dessa forma nós do CABN gostaríamos de mais uma vez estender nossa solidariedade aos companheiros de Cachoeirinha. Porque a previdência deve ser para o trabalhador e não para o mercado financeiro.

 Arriba lxs que luchan!

 Lutar! Criar! Poder Popular!

Posted in: Lutas, Notas