Florianópolis | Pela liberdade de viver e lutar em 1964, 2017 e sempre

Posted on 07/07/2017 by

0


Texto publicado originalmente aqui, no site Subversivxs.

No dia 31 de março de 2017, Florianópolis não se calou: denunciou as atrocidades da ditadura instalada com o golpe civil-militar de 1964 e também as atrocidades do período dito democrático, onde a violência de Estado e a criminalização das lutas continuam vigentes.

Em plena Avenida das Revoltas, em frente ao TICEN, local histórico das mobilizações na cidade, a performance teatral “Passos da Memória” trouxe à luz dos tempos atuais os perigos que o estado de exceção produz. Torturas, assassinatos, perseguições políticas, terrorismo de Estado, criminalização das lutas sociais e aumento da violência nas comunidades periféricas da cidade e do campo.

Caminhamos pelas ruas do centro de Florianópolis, passando por espaços de memória, encenando histórias sobrepersonagens que marcaram a luta contra a ditadura. Refletimos sobre o que não mudou até hoje: denunciamos as ações violentas sistemáticas da Polícia Militar de Santa Catarina em tratar a pobreza como crime e alvo de repressão violenta, principalmente com a população em situação de rua, as comunidades negras e indígenas, as comunidades periféricas da cidade. 


A apresentação de teatro teve como inspiração momentos de revolta insurgente do povo de Florianópolis, como a Novembrada de 
1979 e as Revoltas da Catraca em 2004 e 2005. Sob a proteção da grande figueira centenária, lembramos a resistência histórica e cotidiana do povo da rua e dos povos indígenas. Denunciamos símbolos do genocídio aos povos indígenas, como uma estátua na Praça XV que homenageia o Coronel Fernando Machado – um dos responsáveis por assassinatos em massa do povo guarani na Guerra do Paraguai. Apenas um momento dos 525anos de genocídio indígena por todo nosso continente, que continua até hoje!

A memória de muitas vidas de lutadorxs nos moveu ao Instituto Arco Íris de Direitos Humanos, onde outras companheiras e companheiros prepararam uma exibição de vídeo, abrindo espaço para debatermos sobre a escalada repressiva dos últimos anos. Estavam presentes professoras, advogadas, estudantes, desempregadas/os. Gente vinda direto das lutas camponesas, movimento da população de rua, sindicatos, movimento estudantil, enfim, gente que vive as ruas como realidade, resistência e utopia.

Compartilhamos, em uma roda de conversa aberta, relatos sobre os ataques que cada movimento ali presente estava sofrendo em termos de criminalização de suas lutas pelo Estado. O MST apresentou os vários casos que vem sofrendo no último período, incluindo companheiros do Paraná que seguem presos nesse momento. Militantes que estiveram no Bloco de Lutas de Porto Alegre relataram o caso dos seis acusados do Bloco, uma perseguição política nítida que envolve risco real de condenação. A população de rua também trouxe os relatos da violência cotidiana sofrida pela mão da Guarda Municipal de Florianópolis, quando pertences são confiscados ou o povo da rua é expulso a socos e pontapés do Centro da cidade.

Terminamos nossa atividade no dia 31 de março com mais uma demonstração de luta e resistência das ruas: uma batalha de rap das minas organizada pelo grupo Trama Feminina, surgido a partir da Batalha de Rap das Minas. A Batalha das Minas se mantém firme todo sábado no Centro de Florianópolis, criando espaço de fala e de trocas de ideias, enfrentando o elitismo e a limpeza social, assim como enfrentando o machismo estrutural que expulsa as mulheres desses espaços, pois não suporta ver as minas e pessoas “fora do padrão” ocupando o espaço público – com sua existência, suas ideias, visões críticas, com sua arte.

Nossa motivação coletiva para organizar essa atividade foi o recente avanço do processo contra os seis militantes do Bloco de Lutas pelo Transporte Público de Porto Alegre, acusados de liderar as manifestações em Junho de 2013, sofrendo ameaças sérias de condenação por até 20 anos em um processo repleto de irregularidades e perseguição política.Nos juntamos para pensar o que fazer em defesa dessxs companheiras/os: produzimos a nota coletiva que acompanha esse texto e articulamos novas reuniões entre esses movimentos, buscando manter vigília ativa em sua defesa, sem abandonar nunca nossas batalhas cotidianas em tempos de ataques brutais aos trabalhadores e trabalhadoras. Convidamos todas as entidades, movimentos e grupos para se somar a nós nessa tarefa de solidariedade e resistência coletivas!

LUTAR NÃO É CRIME!
SOLIDARIEDADE É MAIS DO QUE PALAVRA ESCRITA!

Posted in: Atividades