CAB | Errico Malatesta, militante e teórico anarquista

Posted on 20/12/2018 by

0


No dia 14 de dezembro, relembramos o nascimento de um militante e teórico central na história do anarquismo: o italiano Errico Malatesta.

Nascido em 1853, dedicou praticamente 60 anos de sua vida à causa dos oprimidos, contribuindo em teoria e prática para o desenvolvimento do anarquismo e sua difusão ao redor do globo – tendo militado em quatro dos cinco continentes. Figura de destaque em diversas insurreições de caráter libertário e antiimperialista, esteve encarcerado por muitos anos, sendo constantemente perseguido pelos poderes vigentes. No campo da propaganda, encabeçou iniciativas editoriais e contribuiu com a fundação de diversos periódicos anarquistas, escrevendo sobre temas fundamentais como a necessidade da organização, da estratégia para atuação política e sobre a concepção libertária de socialismo, valendo-se de uma verve poética e acessível, buscando alcançar e dialogar com trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Nessa homenagem, gostaríamos de destacar a importância e influência de Malatesta para o anarquismo e para a luta popular de modo geral em nossa América Latina. Em 1885, após fugir da perseguição em diversos países, exila-se na Argentina, estabelecendo-se em Buenos Aires até 1889. Na capital argentina, ao lado dos trabalhadores do país desenvolve intensa atividade organizativa e de propaganda, ajudando a difundir os ideais libertários e estimulando a criação de diversos sindicatos, destacando-se sua atuação junto ao Sindicato dos Padeiros. Não tardou para que esses sindicatos de resistência, formados por trabalhadores de diversas categorias, dessem corpo a centrais como a Federação Obrera Regional Argentina (FORA).

Em nossa corrente, o Especifismo, Malatesta é um importante referencial. Suas concepções sobre a importância da organização específica anarquista e da atuação junto aos movimentos populares tiveram grande influência na fundação da Federação Anarquista Uruguaia (fAu) em 1956, sendo que a concepção e estratégia do especifismo seguem se espalhando pelo continente latinoamericano.

Nesse seu aniversário, a melhor forma de homenagear esse grande companheiro é através da luta e organização cotidiana junto às classes oprimidas, lutando contra os ataques dos de cima e construindo o caminho para uma sociedade socialista e libertária.

Pra saber mais:
Errico Malatesta- Teoria e Estratégia Anarquista: https://www.youtube.com/watch?v=82Tk715A8tE
O Pensamento Politico de Errico Malatesta: https://anarkismo.net/article/2672925
Epistemologia, Método de Análise e Teoria Social em Malatesta: https://ithanarquista.wordpress.com/2014/04/08/felipe-correa-epistemologia-metodo-de-analise-e-teoria-social-em-malatesta/

Posted in: CAB