Lançamento “Marcas Libertárias” na 1ª Festa Literária de Chapecó

Posted on 08/11/2023 by

0


O Coletivo Anarquista Bandeira Negra, integrante da Coordenação Anarquista Brasileira, convida para o lançamento do nosso livreto “Marcas Libertárias: episódios anarquistas em Santa Catarina (1841-2011)” em Chapecó, no dia 11 de novembro, às 17h, na Humana Sebo e Livraria, rua Mal. Bormann, 82D, Centro, Chapecó/SC.

A atividade faz parte da 1ª Festa Literária de Chapecó, que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro na Humana Sebo e Livraria, organizadora do evento. Mais informações aqui.

Sobre o livreto:
“Marcas Libertárias: episódios anarquistas em Santa Catarina (1841-2011)” é resultado de anos de pesquisa de nossa militância consultando jornais operários, trabalhos acadêmicos e memórias de antigos militantes. São 41 episódios que retratam a presença libertária entre os povos oprimidos e as lutas de Santa Catarina.

São fragmentos como as comunidades inspiradas no socialismo de meados do século XIX; os jornais anarquistas que circulavam entre trabalhadoras na região do Contestado; a fundação de espaços como a Liga Operária, viva até hoje no Centro de Florianópolis; as ações anarcopunks; e as iniciativas do início do século XXI para retomar a relevância anarquista nos movimentos sociais. Em tempos onde a extrema-direita parece tão confortável em solo catarinense, queremos lembrar que esse território sempre teve e continuará tendo muita rebeldia!

Relato da atividade

O lançamento do livro “Marcas Libertárias” teve o privilégio de acontecer junto a diversos outros títulos que fizeram parte da 1ª Festa Literária de Chapecó, organizada pela Humana Sebo e Livraria.

Cerca de 50 pessoas participaram do lançamento, que teve uma breve apresentação sobre a proposta do livreto e um período de exposição, em que o público pode passear entre as mesas e conversar com autores. O ponto alto foram as diversas conversas e contatos estabelecidos com compas de Xapecó que possuem interesse em aproximar nossas lutas e também ampliar sua aproximação com a ideologia anarquista.

Parabenizamos a Festa Literária de Chapecó, que representou um espaço de resistência em meio ao contexto da cidade, trazendo debates e perspectivas necessárias para pensar um mundo novo! Ficamos à disposição para voltar à cidade em outras atividades políticas, para apresentar nossas propostas e também aprender com todo o histórico de lutas do oeste catarinense.

Posted in: Atividades