Livro “Marcas Libertárias: episódios anarquistas em Santa Catarina (1841-2011)”

Posted on 01/10/2023 by

1


“Marcas Libertárias: episódios anarquistas em Santa Catarina (1841-2011)” é um pequeno livro que resulta de anos de pesquisa de nossa militância sobre a história dos povos oprimidos em Santa Catarina e sobre a presença libertária aqui. Consultando jornais operários, trabalhos acadêmicos e memórias de antigos militantes, reunimos mais de 40 episódios que marcam ideias e ações de rebeldia neste território.

São cerca de 50 páginas com textos e imagens que fazem memória das comunidades inspiradas no socialismo de meados do século XIX; dos jornais anarquistas que circulavam entre trabalhadores na região do Contestado; da fundação de espaços como a Liga Operária, viva até hoje no Centro de Florianópolis; das ações anarcopunks; e das iniciativas do início do século XXI para retomar a relevância anarquista nos movimentos sociais catarinenses.

Histórias que envolvem São Francisco, Rio dos Cedros, Florianópolis, Joinville, Urussanga, Lages, Laguna, Três Barras, Blumenau, Curitibanos, Videira, Criciúma – seja por breves estadias de personagens ou por maior enraizamento de lutas libertárias já esquecidas. Em tempos onde a extrema-direita parece tão confortável em solo catarinense, queremos lembrar que esse território sempre teve e continuará tendo muita rebeldia!

O livro foi produzido pelo Coletivo Anarquista Bandeira Negra (CABN), que integra a Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), uma organização política que existe há 12 anos e reúne anarquistas envolvidos em lutas territoriais, estudantis, feministas e sindicais, com maior presença nas cidades de Florianópolis e Joinville. Seguimos a linha do anarquismo especifista, uma corrente criada na América Latina, representada no Brasil pelas organizações da CAB.

A primeira atividade de lançamento aconteceu em Florianópolis, no final de agosto, mas estamos organizando lançamentos em diversas outras cidades – e estamos abertas a visitar outros espaços que queiram receber a atividade!

Esta é uma publicação independente, que não será vendida nas grandes livrarias. Além das atividades públicas de lançamento, podemos enviar o livro pelo correio para banquinhas itinerantes, livrarias, sebos ou qualquer coletividade que quiser revender um pacote com 06 ou mais unidades. O valor de cada exemplar é de 15 reais e o frete é grátis. Basta entrar em contato através do e-mail ca-bn@riseup.net!

Calendário de lançamentos:
27/08 – Florianópolis
14/10 – Brusque
24/10 – Araquari
29/10 – Joinville
11/11 – Chapecó
18/11 – Porto Alegre

Confira também o episódio do podcast Colapso Cast onde o livro foi debatido!

Posted in: Materiais