O Coletivo Anarquista Bandeira Negra (CABN), integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), convida a classe trabalhadora para participar da 10º Sarau Primeiro de Maio em Joinville. O tema é “Tomar a praça, fazer memória: por um primeiro de maio classista”.
Neste ano, ocuparemos a Praça “Getúlio Vargas” para realizar o nosso sarau e mudar o significado deste local. A Praça “Getúlio Vargas” é um dentre tantos espaços públicos que carregam o nome de ditadores, governantes e burgueses em nossa cidade. Tomaremos de assalto a praça e faremos dela nossa, mudando seu nome para homenagear a classe que realmente produz as riquezas do mundo.
Compareça na atividade para celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, um patrimônio do povo oprimido construído sobre mais de um século de lutas em todo o mundo. Haverá apresentações artísticas produzidas pela companheirada e faremos a partilha em formato de piquenique, então traga seu alimento e sua toalha!
Tomar as praças, fazer memória!
Lutar, criar, poder popular!
Viva o primeiro de maio!
Data: 01/05/2024 às 15:00h
Local: Rua Santa Catarina, 231, Praça Getúlio Vargas – Floresta, Joinville.
Atenção! Em caso de chuva, o sarau segue sua programação normal, basta trazer seu guarda-chuva!
Está em dúvida sobre como vai ser o sarau e se você deve participar? Vem com a gente.
Como chego no evento?
O Sarau deste ano vai acontecer na Praça Getúlio Vargas, futura Praça Primeiro de Maio, no bairro Floresta, Joinville. O endereço exato está na divulgação. Dá pra chegar de bibicleta, ônibus, carona de aplicativo ou de carro. Dá pra estacionar na rua ali do lado. Se vier de zarcão, se liga que os horários são de sábado!
Até que horas vai?
Estamos com uma programação organizada para terminar até 18h. Vamos estar na praça, então precisamos aproveitar a claridade, por isso priorize chegar cedo. Mas, se só puder dar um pulinho, também não tem problema: você pode chegar e sair a hora que quiser.
Posso ir com crianças / pessoas com mobilidade reduzida / animais?
Sim! O evento é gratuito e é pras pessoas dispostas a sonhar um mundo novo em todas as idades. Se quiser, pode trazer cadeira de praia, banquinha ou toalha/canga para sentar no gramado.
O evento se mantém mesmo com chuva! Se isso acontecer, algumas apresentações vão ficar prejudicadas, mas não vamos abrir mão de ocupar a praça e colocar nela um nome que represente as lutas de nossa classe.
O que levar?
Como já é tradição do Sarau Primeiro de Maio, vamos ter um momento de partilha em formato de picnic coletivo. Traga algo para compartilhar com a companheirada! Vale também trazer caneca, pratos e talheres, coisas assim. Imaginamos que vai ter mosquitos por lá, então vale trazer um repelente também. Mas não se preocupe, se não conseguir levar nada para oferecer, vá mesmo assim: aqui se compartilha!
Como posso ajudar mais?
Agradecemos quem puder ajudar na divulgação do sarau, além de fazer registros no dia e marcar a gente nas redes sociais.
Outra coisa que ajuda muito é levar algum dinheiro: vamos ter banquinhas com livros, roupas e artesanato, tudo vinculado às lutas sociais. Aquilo que você puder comprar ou doar pra companheirada que estiver se apresentando ajuda também a construir um novo mundo!
Posso fazer uma apresentação?
Por questão de tempo e estrutura, esse ano não vamos ter palco aberto no sarau.
Mas o evento está na décima edição e certamente haverá outras! Se quiser, conversa com a gente para guardar seu nome para o próximo sarau.
Não conheço ninguém, será que devo ir?
Sim! O Sarau é pra todo mundo que quer manter viva a memória das lutas da classe trabalhadora, é um evento do povo. Você também pode sair na hora que quiser.
Só não queremos a presença de patrões, nazifascistas, racistas, machistas e LGBTfóbicos, bem como agentes da repressão.
Sou de outra cidade, posso ir?
Sim! Todo ano temos presença de compas vindos de outras cidades. Neste ano, sabemos que tem gente vindo de Florianópolis, Tubarão e Laguna.
Se você quiser avisar vagas de carona saindo da sua cidade para rachar os custos, pode usar essa postagem!
Será que eu vou gostar?
O Sarau Primeiro de Maio é um dia de celebração entre camaradas, um dia para valorizar a arte e a cultura que surge desde nossos movimentos sociais, sindicatos, coletivos e ruas.
Pra entender melhor como o evento funciona, você pode jogar “Sarau 1º de Maio” no youtube pra ver vídeos de outras edições ou acessar a aba “Sarau 1º de Maio” em nosso site, onde tem fotos e relatos dos eventos passados.
Posted on 29/04/2024 by CABN
0